terça-feira, 18 de março de 2008

Núcleo Teatral "Filhos da Dita"


Em um galpão abandonado, iluminado a luz de um farol de carro e uma cruzeta, nasceu os Filhos da Dita.

O Núcleo surgiu em 06 de junho de 2004 á partir das oficinas ministradas pelo Instituto e grupo Teatral Pombas Urbanas.

No começo a falta de infra-estrutura do espaço (sem água e luz) não fez com que os jovens desanimassem, pois sabíamos que cada aula de teatro seria uma nova descoberta e mais um tijolo que chegaria para a construção do espaço.

Em 2005 foi aberta novas inscrições para o curso de Teatro e novos jovens com idéias e pensamentos diversos se somaram ao Núcleo de Teatro.

Depois de três oficinas foi constituido o Núcleo Teatral Filhos da Dita, passamos a ter mais compromissos e responsabilidades e isso resultou e um Fanzine chamado Inf.Arte (informação e arte).

Em 2006 e 2007 fomos contemplados pelo Programa VAI (Valorização de Iniciativas Culturais).
Nesse ano de 2006 montamos nossa primeira Intervenção Teatral 'A Macaca Tá Certa' que nos possibilitou um grande aprendizado. Os personagens como a Macaca e o Macaco que são o foco da intervenção, retratam a importância junto aos outros animais (Cachorro; Papagaio; Peru; Porco; Onça; Tartaruga; Cobra; Galo) do uso do preservativo através da brincadeira com frutas, onde cada animal tem a sua e oferece ao outro em uma festa, de uma forma sensual, a Macaca e o Macaco utilizando a banana e a maça mostram que para comer a frutinha do outro precisa usar a camisinha. Essa intervenção consegue ser assistida por todas as idades, pois trata de uma forma lúdica e fácil de entender um tema que está presente em nosso cotidiano e muitos outros.

Em setenbro de 2006 ganhamos um presente muito precioso, o texto do Espetáculo ''Tronconé'' de Lino Rojas Peres que realizou com o Grupo Pombas Urbanas, sendo o primeiro espetáculo do grupo.

Agora depois de 17 anos iremos apresentar no ano de 2008 e está sendo um processo muito rico para todos, estamos a quase dois anos ensaiando, descobrindo questões nossas e produzindo coletivamente.

Enfim, em 2007 com o projeto ESCREVENDO E FALANDO A ARTE contemplado novamente pelo VAI, conhecemos outros jovens de outras regiões da zona leste como: Guaianazes, Sapopemba e no nosso próprio bairro Cidade Tiradentes. Realizamos oficinas de Fanzine e estruturamos ainda mais a nossa Rádio de Rua que ganhou mais personagens em intervenções servindo de cenário a elas.

Nesse mesmo ano apresentamos a primeira cena de Tronconé no Centro Cultural Arte em Construção onde é realizado o projeto do Instituto Pombas Urbanas junto a nós.

2008 esta ai com novas descobertas, colheita de novos frutos, crescimento e muita formação na questão Teatral e é claro com muitas apresentações de teatro.
A estreia de os ''Troconenses'' pelo Núcleo Teatral Filhos da Dita.


Quer saber mais.........é só deixar comentários que respondemos.

Um comentário:

Anônimo disse...

Hello. This post is likeable, and your blog is very interesting, congratulations :-). I will add in my blogroll =). If possible gives a last there on my blog, it is about the Toner, I hope you enjoy. The address is http://toner-brasil.blogspot.com. A hug.